+ 55 41 3075-1502
contato@rcagovernanca.com.br

PROJETO ALEXANDRIA

Alexandria sempre foi um lugar de aceitação, tanto religiosa, quanto cultural, já que era considerada o centro intelectual de sua época e, por isso, era constantemente visitada por pessoas do mundo inteiro.
A Biblioteca de Alexandria foi uma das mais célebres bibliotecas da história e um dos maiores centros do saber da Antiguidade.
A famosa biblioteca continha praticamente todo o saber da Antiguidade, em cerca de 700 mil rolos de papiro e pergaminhos. O lema era “adquirir um exemplar de cada manuscrito existente na face da Terra”. E claro, uma biblioteca desse porte atraía intelectuais de todo o mundo antigo.

A Biblioteca de Alexandria, após momentos de ascensão e decadência, teve grande parte do material que compõe sua estrutura física destruído.
A Moderna Biblioteca de Alexandria, também chamada de Biblioteca Alexandrina, é a maior do Egito. Próxima ao mar, na cidade de Alexandria, a nova biblioteca simboliza o renascimento da cidade como uma megalópole do Mediterrâneo. A sua construção foi aprovada em 1987, contudo somente em 2002 ela foi inaugurada.

O prédio foi construído em estilo futurista, em formas de discos que estão recobertos de inscrições e cartas de quase todo o mundo. Um local que simboliza a cultura mundial em forma de palavras escritas. 

Na entrada principal da Biblioteca, também é possível ver reminiscências da Antiga Biblioteca, com um espaço museológico com antigos manuscritos e uma exposição de livros antigos.

Assim como a coruja de Minerva, que simboliza a sabedoria na mitologia grega, o Projeto Alexandria pretende valorizar a boa leitura e o olhar crítico de obras de impacto, estimulando perspectivas múltiplas e favorecendo a aprendizagem.
Um resgate inspirado na Biblioteca de Alexandria, que compreende ciclos trimestrais, com o envio de três livros para cada participante, os quais terão quatro encontros síncronos (reunião por vídeo) para debater os livros com o mediador da RCA Educação e mais participantes de distintos locais do Brasil.

Contate-nos para ingressar no Projeto Alexandria Viva e receba na sua casa essas três obras que serão as norteadoras dos diálogos no trimestre do Ciclo 1:

Considerada uma das cinco obras mais influentes da história da humanidade pela Biblioteca do Congresso Americano, retrata o período em que Victor Frankl sofreu em um campo de concentração, na Segunda Grande Guerra. Este livro traz reflexões sobre a importância do propósito. Há uma passagem em que Frankl estava agonizando em um pesadelo terrível e quando acordou percebeu que o estava vivendo acordado era ainda mais cruel. Será possível tratarmos resiliência e a importância de ter um ¨porquê¨ norteador e inspirador no campo do indivíduo e das organizações.

O tema é muito atual, e, como abordou o autor Ari Folman: “as guerras são fúteis sejam lá onde elas aconteçam, são estúpidas. As guerras são ideias tolas de líderes pequenos com grandes egos”. Valsa com Bashir é uma das melhores obras anti-belicistas já produzidas. Por meio de quadrinhos com arte muito bem elaborada, Ari Folman e David Polonski desvendam acontecimentos do massacre de Sabra e Chatila, no Líbano. A história de recuperação da memória do personagem-diretor quanto aos fatos ocorridos, nos permitirá bons diálogos sobre ética, liderança e diversidade cultural.

Sabemos quando estamos perto de líderes ressonantes – eles extraem o melhor de nós. Eles nos ajudam a ver quando a boa sorte está sorrindo para nós e fazem com que nos sintamos bem em relação aos nossos esforços e a nós mesmos. Essa obra aborda com muita leveza, sem perder a profundidade, que grandes líderes estão despertos, atentos e sintonizados consigo mesmos, com os demais e com o mundo ao seu redor. São comprometidos com suas crenças, agarram-se a seus valores e levam vidas com plenitude e paixão. Os grandes líderes são emocionalmente inteligentes e têm consideração pelas pessoas: buscam viver em total consciência sobre si próprios, os demais, a natureza e a sociedade. Eles inspiram os demais com sua clareza de visão, otimismo e profunda crença em sua habilidade de transformar sonhos em realidade.
Fechar Menu